CRIADO POR:


Diego Portásio - 2º ano D
Cibele Carla - 2º ano F
Raphaela Cavalheiro - 2º ano F



~~~/////~~~ ~~~/////~~~ ~~~/////~~~ ~~~/////~~~ ~~~/////~~~ ~~~/////~~~ ~~~/////~~~

Peixes brasileiros de água doce e suas curiosidades

Alguns peixes de água doce.
Os peixes de água doce do Brasil são inúmeros, existem cerca de 25.000 espécies, com grande variedade de formas e habitats. Todas apresentam características bastante distintas umas das outras. Principalmente, quanto ao comportamento, que pode ser o mais variado. Alguns peixes de água doce têm hábitos noturnos e, durante o dia, praticamente não se movimentam. Já outros precisam de menos oxigênio do que a maioria. Enfim, o universo dos peixes de água doce é bastante amplo. Por isso, é muito importante conhecê-lo a fundo para obter informações específicas sobre cada espécie de peixe de água doce.
Existe também uma diversidade quanto à estrutura do corpo, por exemplo, muitos são cobertos por escamas, já outros possuem o seu corpo coberto por couro. Outra parte bastante importante dos peixes de água doce são as nadadeiras. Estas lhes fornecem propulsão e equilíbrio na água. A maior parte dos peixes de água doce, tanto de escamas quanto de couro, como o dourado, o lambari, o pintado e o jaú, entre outros, possuem nadadeiras pares (peitorais e pélvicas) e ímpares (dorsal adiposa e caudal).
Independente da espécie do peixe de água doce, sabe-se que é no ambiente aquático que os peixes realizam todas as suas funções vitais, como alimentação, crescimento, respiração, reprodução, eliminação dos metabólitos (urina e fezes), entre outras funções. Além disso, são animais classificados como ectotérmicos, ou seja, possuem a temperatura do corpo idêntica à da água onde vivem.
Infelizmente, algumas espécies desses peixes estão sendo cada vez mais ameaçadas. Pesquisas afirmam que sobe o numero de peixes ameaçados no Brasil, e essa lista ainda pode aumentar.
Pesquisadores trabalham em um novo levantamento de espécies de peixes que vivem em rios e lagos do Brasil e correm risco de desaparecer. Até agora, 1,2 mil das 3 mil espécies catalogadas no país já passaram pela lupa dos cientistas. A conclusão surpreendeu: 20% das espécies analisadas foram consideradas ameaçadas de extinção. E esse número ainda pode aumentar até a conclusão da pesquisa, que deve ser apresentada ao Governo Federal em 2014.

Piscicultura e suas curiosidades

Piscicultura refere-se ao cultivo de peixes, principalmente de água doce.
A piscicultura é uma atividade praticada há muito tempo, existindo registros de que os chineses já há cultivavam vários séculos antes de nossa era e de que os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo há 4000 anos.
No Brasil, a maior parte das atividades relacionadas ocorre em propriedades rurais comuns, na grande maioria, em fazendas dotadas de açudes ou represas.
Utilizando pouca mão-de-obra, a piscicultura nos açudes e represas não conflita com as demais atividades desenvolvidas numa fazenda. Pelo contrário, é um complemento muito proveitoso, dado que tem a característica básica de reciclar subprodutos e resíduos, transformando-os em proteína animal.
O desenvolvimento da piscicultura brasileira teve por base as espécies exóticas que se reproduzem em tanques e permitem o cultivo controlado.
As vantagens da Piscicultura no Brasil:
A criação de peixe produz mais do que qualquer outro animal; Especialistas apontam a piscicultura como uma promissora atividade no mundo, especialmente no Brasil, em decorrência do potencial do seu mercado consumidor, do clima e dos recursos hídricos existentes; O consumo de peixe no Brasil cresce em ritmo acelerado, além disso, temos algumas datas importantes que o consumo de peixe é muito maior.